A médica Daria Sadovskaya viralizou no TikTok ao postar um vídeo afirmando que sexo oral tem um fator de risco maior do que fumar para o desenvolvimento de câncer na garganta.
“Você está dizendo que o sexo oral é comprovadamente a causa número um de câncer de garganta?”, questionou um usuário da plataforma. A profissional respondeu com um vídeo afirmando: “Eu disse o que disse”, reforçando o seu posicionamento.
No entanto, de acordo com a American Cancer Society (ACS), o principal fator de risco para a doença é o uso do tabaco, e não o sexo oral. Ainda assim, a instituição afirma que o sexo oral pode ser uma causa potencial de desenvolvimento de câncer de garganta, pois o papilomavírus humano (HPV) pode ser transmitido durante o ato. De acordo com o New York Post, o HPV é a infecção sexualmente transmissível mais comum nos Estados Unidos, com cerca de 13 milhões de novos casos no país a cada ano.
“Os homens são mais propensos a desenvolver câncer de garganta fazendo sexo oral em mulheres, pois elas são mais propensas a carregar o vírus [HPV] na área genital”, afirmou Sadovskya. Os dados confirmam: segundo a ACS, os homens são afetados de forma mais significativa pelo câncer de orofaringe ligado ao HPV, com as taxas de diagnóstico aumentando 2,8% anualmente entre 2015 e 2019. Nas mulheres, as taxas de incidência aumentaram 1,3% ano a ano no mesmo período. A vacina quadrivalente é considerada protege contra os tipos mais comuns do vírus HPV e, assim, reduz o risco de câncer causado pelo vírus.
“A taxa de mortalidade por cancro da boca e garganta aumentou 0,4% ao ano entre 2009 e 2020, após décadas de declínio. Isto se deve principalmente a um aumento na mortalidade por câncer de orofaringe de quase 2% ao ano durante esse período”, afirma a ACS em seu site.
Sadovskya aconselhou os homens a usarem preservativos se praticarem sexo oral para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). O vídeo da especialista alcançou mais de 52 mil visualizações no Tiktok. “Não se assuste com isso [sexo oral]. Esteja consciente e saiba como proteger a sua saúde e bem-estar”, escreveu.