Operação inédita de copos reutilizáveis no The Town será uma das maiores do mundo

Deixando de gerar mais de 10 toneladas de resíduos considerando os cinco dias de festival, The Town já nasce com planejamento e metas de sustentabilidade a serem cumpridas até 2030

O The Town faz sua primeira edição em menos de dois meses e já nasce como um gigante, não só da música, cultura e arte, mas também na área de sustentabilidade. Reforçando o pilar do Por Um Mundo Melhor, que começa no Rock in Rio e chega também para o maior festival de São Paulo, a organização anunciou, nesta sexta-feira, uma série de ações socioambientais que serão implementadas logo em sua estreia. Dentre as diversas medidas, um dos grandes destaques são os copos reutilizáveis – fruto de uma parceria com a Heineken, Red Bull, Coca-Cola e Braskem –, que vai incentivar o consumo consciente, reuso dos materiais e o descarte correto. Com essa medida, o festival prevê deixar de gerar mais de 10 toneladas de resíduos considerando os cinco dias de evento, se tornando uma das maiores operações no mundo. A operação de copos reutilizáveis é uma das ações que estão no robusto plano de sustentabilidade preparado para a primeira edição do The Town, que também engloba ações ambientais, sociais e de governança como gestão de resíduos, acessibilidade, mobilidade, inclusão, diversidade, entre diversas outras. Essas vão contribuir para a realização das metas sustentáveis a serem realizadas até 2030.

Com ações voltadas para o meio-ambiente e a sociedade, a Rock World, empresa que criou, organiza e produz o The Town e o Rock in Rio, busca evoluir constantemente na área de ESG e se propôs a avaliar o seu nível de maturidade no desempenho ambiental, social e de governança, por meio de um estudo feito pela Deloitte – uma iniciativa pioneira no setor de eventos.

“Estamos, mais uma vez, entrando para a história quando o assunto é sustentabilidade. Com a megaoperação dos copos reutilizáveis, o The Town já nasce promovendo uma ação que está entre as maiores do mundo quando se fala de eventos e meio-ambiente. Com a chegada do novo e maior festival de São Paulo, também assumimos o compromisso de sermos agentes ativos na construção de um mundo melhor, gerando impactos positivos para o planeta. Está no DNA da Rock World assumir a responsabilidade sobre o espaço que vivemos e acreditamos muito em usar a força do festival para seguir promovendo o desenvolvimento de impactos positivos para a sociedade.”, afirma Roberta Medina, Vice-presidente de Reputação de Marca da Rock World.

Ao estabelecer o pilar do Por Um Mundo Melhor, em 2001, a Rock World vem sendo um importante agente de transformação, trabalhado para aprimorar cada vez mais o nível de maturidade de suas ações que são pautadas pela sustentabilidade. A marca, por meio da grande força de comunicação que possui com o Rock in Rio e o The Town, incentiva e motiva as pessoas a implementarem mudanças no seu dia a dia, resultando na adoção de boas práticas, algo que já acontece e funciona no festival carioca e também vai refletir no de São Paulo. Neste ano, inclusive, o Rock in Rio celebra 10 anos da certificação ISO 20121 – Eventos Sustentáveis. Desta forma começa a tornar-se visível a responsabilidade dos festivais da Rock World em contribuir para um mundo melhor. Foi pensando nisso que a empresa preparou para o The Town um robusto plano de sustentabilidade que funciona como um guia que traz orientações não só para a Companhia, mas também patrocinadores e fornecedores. Sendo assim, o The Town logo em sua primeira edição nasce baseado em ações deste plano, adotando uma série de medidas de impacto positivo, como a gigante operação de copos reutilizáveis, além de outras que possuem um grande impacto.

Uma das ações de grande destaque é a implementação de copos reutilizáveis em todos os pontos de venda de bebidas do gramado durante o festival. Com essa medida inovadora, o festival deixa de gerar 10 toneladas de resíduos considerando os cinco dias de evento. Como na última edição do Rock in Rio 80% dos resíduos da Cidade do Rock foram destinados à reciclagem e valorização – com o festival incentivando o descarte consciente e promovendo reciclagem –, a evolução para o The Town é justamente no processo de redução no consumo e na reutilização, o que torna a ação uma das maiores operações de copos reutilizáveis em eventos no mundo. Os copos que estarão na Cidade da Música serão feitos de materiais duráveis e de qualidade, permitindo que os fãs os utilizem durante todo o festival e levem para suas casas.

A grande iniciativa é estimular a reutilização dos copos do público no gramado. Serão quatro copos: um para o chopp da Heineken, um para Heineken 0.0, um para os refrigerantes da Coca-Cola e um para os energéticos da Red Bull. A reutilização do copo vai beneficiar os fãs que possuírem um comportamento sustentável, com um desconto nas bebidas a cada vez que a pessoa reutiliza o seu copo em um nova compra de Heineken, de Coca-Cola ou Red Bull.

A Braskem também entra na parceria incentivando o comportamento consciente e premiando o público que engajar nos copos reutilizáveis, que poderá ganhar um cordão para pendurar o copo. Além disso, a marca vai estimular o reuso do copo dando, a cada hora de quem estiver usando o mesmo copo, a chance de ganhar novos brindes. A dinâmica da Braskem funcionará da seguinte forma: o cliente deve atrelar o número do copo ao CPF, por meio de um APP; isso dá direito a retirar, gratuitamente, um cordão de corpo para segurar o copo, no estande da Braskem; a partir de então, a cada nova compra de bebida, as pessoas poderão usar o mesmo copo, não precisando comprar outro; a cada uma hora, aqueles que estiverem usando o mesmo copo terão a chance de ganhar novos prêmios no estande da Braskem, entre eles brincos, capas de chuva, cangas, pochetes e até ingressos para o dia seguinte. No espaço da marca também será possível higienizar os copos gratuitamente.

The Town já nasce com robusto plano de sustentabilidade e terá metas sustentáveis a serem cumpridas até 2030

Logo em sua primeira edição, o The Town já nasce com um robusto plano de sustentabilidade alinhado com as metas de sustentabilidade da Rock World, que foram anunciadas em 2021 pela empresa, e serão cumpridas até 2030. Como parte da visão sustentável e melhoria contínua, a marca procura a cada edição de seus eventos ser ainda mais sustentável. Isto só é possível graças a uma abordagem estratégica da sustentabilidade que passa por toda a empresa e que também estará no The Town.

O plano de sustentabilidade do The Town engloba diversas ações que causam impacto positivo em cada campo do ESG. Na parte de Environmental, o maior festival de São Paulo contará com os copos reutilizáveis e com a garantia da gestão de resíduos que está sendo incentivada em parceria com a Braskem; o festival vai doar lonas para se transformarem em outros produtos; com a mobilidade, o festival incentiva os fãs a irem para a Cidade da Música por meio de transporte público e, para isso, o The Town fechou uma parceria inédita com a ViaMobilidade em que as linhas 4, 5, 8 e 9 do trem e metrô durante os dias de festival; com a parte de desperdício alimentar, terá doação de alimentos; com a produção de um plano de sustentabilidade para a organização, patrocinadores e fornecedores; com campanhas de sensibilização sobre boas práticas de sustentabilidade desenvolvidas para artistas, patrocinadores, fornecedores, público e comunidade; com o cálculo da pegada carbônica e mitigação das emissões; com a entrega de certificado Carbono Zero a todos os artistas; com um prêmio para patrocinadores e fornecedores com melhores práticas de sustentabilidade; e com exigente dimensionamento do abastecimento de energia com vista à poupança.

No que tange o lado Social, o The Town tem como um dos destaques o projeto do Favela 3D, em parceria com a Gerando Falcões, Gerdau, Fundação Grupo Volkswagen, Governo do Estado e Prefeitura de São Paulo, que traz soluções para desenvolvimento social na Favela Haiti, em São Paulo; a acessibilidade também é um pilar importante, com a organização preparando um robusto plano para os PCDs poderem aproveitar ao máximo o festival; na Cidade da Música estarão espalhados pelo terreno banheiros sem gênero; e na Loja de Produtos Licenciados terão produtos em que a renda serão revertidas para as ações sociais.

Em Governance, o The Town promoverá jornadas da felicidade, com os encontros sobre diversidade com a equipe do festival; também estão sendo realizadas sessões de esclarecimento para que toda a organização esteja alinhada com as regras de saúde, segurança, bem-estar e com a sustentabilidade do evento; o festival também fez a avaliação de maturidade de ESG com a Deloitte e o estudo de materialidade, para identifcar as questões de sustentabilidade mais relevantes para os parceiros.

No dia a dia, a Rock World também já promove a construção de práticas sustentáveis que gerem valor econômico, social e ambiental, direto ou indireto, visando alcançar o propósito do Por Um Mundo Melhor. Também visa a segurança de seus eventos, tendo em conta a saúde, conforto, acessibilidade, igualdade, inclusão e bem-estar de todos, cumprindo além todos os regulamentos aplicáveis aos Direitos Humanos, Legislação Laboral e outras Regulamentações pertinentes. Além disso, a Rock World garante a elaboração e implementação de processos de envolvimento, programações de conteúdo, entretenimento e disponibilização de informação de forma a que seja inclusiva e acessível a todas as pessoas. Transparência e integridade nas transações comerciais, relações institucionais e laborais também fazem parte da cultura da empresa, que também se compromete a longo prazo à promoção e manutenção de uma gestão baseada na melhoria contínua, fornecendo os recursos e os conhecimentos necessários para cumprir as metas de sustentabilidade.

Atualmente, com os festivais de 2022 da Rock World – Rock in Rio Lisboa e Rock in Rio –, a marca já avançou bastante em algumas das metas estabelecidas. Com relação a produzir eventos entendidos como plurais, 81% do público estimado na meta já considerou que os eventos possuem diversidade e que são acessíveis e inclusivos. Quando o assunto é envolver todas as partes interessadas na política de sustentabilidade da empresa. Na parte de formar e capacitar, 20% do total estimado de pessoas formadas até 2030 já foi cumprido. Falando em produzir eventos com 0% de resíduos em aterro, em 2022, 61% dos resíduos passaram pelo processo de reutilização, reciclagem e valorização.

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