Silvio Santos faleceu neste sábado, 17 de agosto de 2024, aos 93 anos. A notícia foi confirmada pelo SBT em suas redes sociais.
“Hoje o céu está alegre com a chegada do nosso amado Silvio Santos. Ele viveu 93 anos para levar felicidade e amor a todos os brasileiros. (…) Aquele sorriso largo e voz tão familiar será para sempre lembrada com muita gratidão. Descansa em Paz que você sempre será eterno em nossos corações”, disse o SBT, em nota.
Após se recuperar de um quadro de H1N1 em julho, o apresentador voltou a ser internado no dia 1 de agosto, no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. No dia da internação, o SBT afirmou que Silvio Santos foi ao hospital apenas para realizar exames de imagem, que não poderiam ser feitos em domicílio.
No entanto, o jornal O Globo apurou que ele enfrentava uma nova condição de saúde. Segundo a reportagem, o estado de saúde do apresentador preocupava os médicos e a condução do caso foi assumida pela direção do hospital em esquema de “blindagem total”. No sábado, 3 de agosto, a filha e apresentadora Patrícia Abravanel publicou um comunicado oficial em suas redes oficiais: “O SBT informa que ao contrário do que está sendo especulado na imprensa, o comunicador Silvio Santos não se encontra em estado crítico de saúde. Silvio Santos segue no hospital apenas para cuidados médicos necessários, sendo medicado para sua pronta recuperação”.
Neste sábado (17), o hospital Albert Einstein confirmou em boletim médico que o apresentador morreu às 4h50 em decorrência de uma broncopneumonia após a infeção por H1N1.
Silvio Santos deixa um legado inestimável na história do entretenimento nacional.
Trajetória
Nascido Senor Abravanel, em 12 de dezembro de 1930, Silvio Santos começou sua trajetória como camelô nas ruas do Rio de Janeiro, demonstrando desde cedo um talento inato para a comunicação e as vendas. Em 1959, ele fundou o Grupo Silvio Santos, conglomerado que inclui entre as suas empresas o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), uma das maiores redes de televisão do país.
Com programas como “Show de Calouros”, “Roda a Roda Jequiti” e “Programa Silvio Santos”, ele se consolidou como um dos mais amados apresentadores do Brasil, conhecido por seu bordão “Quem quer dinheiro?” e por distribuir prêmios ao público de forma divertida e inovadora. Sua presença dominical se tornou uma tradição nas famílias brasileiras, que sintonizavam para assistir ao seu show repleto de quadros variados e interação com a plateia.
Além de apresentador, Silvio foi um empreendedor visionário. Responsável por transformar o SBT em um grande sucesso da televisão nacional, ele também expandiu os negócios para além da televisão, com empreendimentos em diversas áreas como cosméticos, com a Jequiti, e turismo e hotelaria, com o Hotel Jequitimar Guarujá Resort & Spa by Accor.
Silvio Santos deixa a esposa, Íris Abravanel, e seis filhas.
Foto: Silvio Santos na apresentação do “Programa do Silvio Santos”, no SBT
(Crédito: Lourival Ribeiro/SBT/Divulgação)