Maggie Smith em Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2 (2011). Foto: Warner Bros. Pictures
Maggie Smith em Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2 (2011). Foto: Warner Bros. Pictures

Morre Maggie Smith, renomada atriz britânica, aos 89 anos

A atriz britânica Maggie Smith, reconhecida por seus papéis icônicos no cinema e no teatro, faleceu nesta sexta-feira (27), aos 89 anos. A notícia foi confirmada pela família da artista à BBC, mas a causa da morte não foi divulgada até o momento.

 

“É com grande tristeza que anunciamos a morte de Dame Maggie Smith. Ela faleceu pacificamente no hospital na manhã desta sexta-feira, 27 de setembro. Sendo uma pessoa extremamente reservada, ela estava com amigos e familiares em seus últimos momentos. Ela deixa dois filhos e cinco netos, que estão devastados pela perda de sua mãe e avó extraordinária”, diz o comunicado oficial.

 

Maggie Smith nasceu em 28 de dezembro de 1934, em Ilford, Essex, e ao longo de uma carreira de mais de 70 anos, consolidou-se como um ícone da atuação, aclamada por sua versatilidade tanto em dramas quanto em comédias. Vencedora de dois prêmios Oscar, por A Primavera de uma Solteirona (1969) e Califórnia Suite (1978), além de inúmeros BAFTAs, Emmys e Globos de Ouro, Smith foi celebrada por sua habilidade em transitar entre o teatro e o cinema com naturalidade e profundidade.

 

No cinema, Maggie Smith tornou-se conhecida por uma ampla gama de papéis, desde a professora Minerva McGonagall na franquia Harry Potter, até seu papel de destaque em O Exótico Hotel Marigold (2011).

 

Smith também foi uma presença constante no teatro, especialmente no National Theatre e na Royal Shakespeare Company, onde atuou em clássicos de William Shakespeare e obras contemporâneas. Sua estreia no teatro ocorreu em 1952, e ao longo das décadas, ela se firmou como uma das maiores intérpretes do palco, recebendo diversas honrarias, como o título de Dama do Império Britânico em 1990, por seus serviços às artes.

 

A atriz também brilhou na televisão com o papel de Violet Crawley, a Condessa de Grantham, na série Downton Abbey, trabalho que lhe rendeu diversos prêmios, incluindo Emmy e Globos de Ouro. Sua carreira exemplar e versatilidade como atriz marcaram profundamente a indústria do entretenimento, tornando-a uma figura reverenciada por críticos e pelo público.

 

Maggie Smith será lembrada por sua capacidade única de capturar a essência de seus personagens, e por sua carreira duradoura, que impactou profundamente o cinema, a televisão e o teatro mundial.

 

Ela deixa dois filhos, Toby Stephens e Chris Larkin, ambos atores, frutos de seu casamento com o roteirista e dramaturgo Beverley Cross, falecido em 1998. “Agradecemos todas as suas mensagens de carinho e apoio e pedimos que respeitem nossa privacidade neste momento”, disse a família.

 

Foto: Maggie Smith em Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2 (2011). Crédito: Warner Bros. Pictures

Compartilhe:

Outras notícias

Copyright © QG Do POP 2021~2025. Todos os direitos reservados a este site da web.