Gisele Bündchen é nada menos que a personalidade que mais vezes estampou a capa da Vogue, a revista de moda mais prestigiada do mundo. Levantamento inédito do site Apostagolos.com descobriu que a brasileira desbanca nomes como Kate Moss e Linda Evangelista, duas das maiores top models de todos os tempos.
Foram levantadas nada menos que 644 capas da Vogue, desde 1935. Foram consideradas também as edições internacionais da revista – ela começou a ser publicada apenas nos EUA e ao longo dos anos foi ganhando edições em outros países.
Fundada ainda em 1892 como um jornal semanal, a Vogue se transformou ao longo dos mais de cem anos em uma espécie de espelho do mundo contemporâneo, enaltecendo personalidades não apenas do mundo da moda, mas também do cinema, da música e dos esportes. E ninguém apareceu mais vezes como reflexo nesse espelho do que Gisele Bündchen.
Gisele no topo do mundo
A primeira vez que Gisele Bündchen estampou capa da Vogue foi em 1999. Ela tinha apenas 19 anos quando a edição americana da revista decidiu dedicar seu espaço mais nobre para aquela modelo gaúcha que começava a dominar as passarelas mais disputadas do circuito da moda.
Desde então, foram nada 131 capas da revista, 108 capas em que apareceu sozinha, outras 23 em que dividiu o lugar com outra pessoa. A última vez em que esteve na capa da Vogue foi na edição de Hong-Kong de abril de 2021.
Por 47 vezes, Gisele Bündchen esteve no mesmo mês na capa das quatro edições mais prestigiadas da Vogue – a edição americana, inglesa, italiana e francesa.
A Vogue Brasil foi a que teve Gisele mais vezes na capa (20), em seguida aparecem a Vogue do Reino Unido (15) e a da Coreia do Sul (13). No total, Gisele Bündchen apareceu na capa de 19 das 25 edições da Vogue espalhadas pelo mundo.
O top-10 mundial
O levantamento do Apostagolos.com revela que já foram mais de 3.600 protagonistas diferentes na capa da Vogue, entre modelos, artistas e esportistas. Entre os dez primeiros, dez modelos que entraram para a história do mundo da moda. A mais velha da lista é Cindy Crawford, com 60 capas da Vogue, a primeira em agosto de 1986.
Natalia Vodianova, modelo e atriz russa, foi quem apareceu na capa da Vogue pela primeira vez mais recentemente, em setembro de 2004. Desde então, foram 86 capas.
As dez modelos mais vezes na capa da Vogue
1 – Gisele Bündchen (Brasil) – 131
2 – Kate Moss (Inglaterra) – 119
3 – Linda Evangelista (Canadá) – 91
4 – Christy Turlington (EUA) – 89
5 – Natalia Vodianova (Rússia) – 86
6 – Naomi Campbell (Inglaterra) – 81
7 – Amber Evangeline (EUA) – 73
8 – Carolyn Murphy (EUA) – 73
9 – Claudia Schiffer (Alemanha) – 62
10 – Cindy Crawford (EUA) – 60
*Caso seja do interesse ter acesso a outros dados obtidos com o levantamento, como outros brasileiros presentes na capa da Vogue ao longo da história, personalidades do cinema, da música e dos esportes que já apareceram na capa da revista, o ranking de capas por edição da Vogue, entre outros recortes, será um prazer providenciá-los. Basta responder a este e-mail com o pedido.