Dorinha Duval
Dorinha Duval em Dorinha Duval em 'Selva de Pedra' 1ª versão, 1972 (Foto: Acervo/Globo) e como Cuca em 'Sítio do Picapau Amarelo' (Foto: Reprodução/TV Globo)

Dorinha Duval, a primeira Cuca do ‘Sítio do Picapau Amarelo’, morre aos 96 anos

A atriz e cantora Dorinha Duval, conhecida por interpretar a primeira versão da personagem Cuca na adaptação televisiva de “Sítio do Picapau Amarelo”, morreu aos 96 anos. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (21) por sua filha, a também atriz Carla Daniel, por meio de publicação nas redes sociais.

 

“É com tristeza mas alívio que nos despedimos. Mãe, avó, amiga e que nos trouxe bons momentos de alegria para o público brasileiro. Te amo”, escreveu Carla.

 

Dorinha Duval: ícone da televisão brasileira nos anos 1970

Nascida Dorah Teixeira em 1929, em São Paulo, ela adotou o nome artístico Dorinha Duval ao iniciar sua carreira como vedete, bailarina e cantora em cassinos e boates. Nos anos 1970, ganhou destaque em produções da TV Globo, com papéis marcantes em novelas como “Irmãos Coragem” (1970) e “O Bem-Amado” (1973). Em 1977, ficou eternizada como a Cuca na primeira versão televisiva do clássico infantil criado por Monteiro Lobato.

 

Dorinha foi casada por uma década com o diretor Daniel Filho, com quem teve sua única filha, Carla Daniel. Seu último trabalho na televisão foi em “Belíssima”, exibida em 2006. Nos anos seguintes, viveu reclusa e afastada da mídia.

 

Trajetória também foi marcada por tragédia

Além da carreira artística, sua trajetória também foi marcada por uma tragédia. Em 1980, ela matou o então marido, o publicitário Paulo Sérgio Garcia de Alcântara, alegando legítima defesa após uma discussão violenta. O caso teve ampla repercussão na época. Dorinha passou por dois julgamentos e foi condenada a seis anos de prisão em regime semiaberto. Após cumprir a pena, abandonou a carreira artística e passou a se dedicar às artes plásticas.

 

As causas da morte não foram divulgadas. Dorinha Duval deixa como legado uma carreira que marcou gerações, especialmente por sua participação em obras que fazem parte da memória da televisão brasileira.

Compartilhe:

Outras notícias

Copyright © QG Do POP 2021~2025. Todos os direitos reservados a este site da web.