Com mais de um bilhão de streams nas plataformas digitais e apontada como a nova diva britânica do R&B, a cantora e compositora Raye está confirmada no C6 Fest 2024, que acontecerá nos dias 18 e 19 de maio, no Parque Ibirapuera, em São Paulo.
De origem suíça-ganense, a artista de apenas 26 anos alcançou o primeiro lugar nas paradas do Reino Unido, em janeiro deste ano, depois que o seu single “Escapism” explodiu no TikTok. Na sequência, seu aguardado álbum de estreia, “My 21st Century Blues”, chegou nas plataformas de streaming com repercussão positiva da crítica mundial, depois de uma batalha de sete anos com a sua antiga gravadora. O disco foi lançado de maneira independente, em fevereiro, dois anos após Raye reclamar publicamente do selo – com o qual gravou seis EPs – e conseguir, finalmente, a dissolução do contrato.
A imprensa inglesa costuma comparar a cantora – cujas influências passam por Ella Fitzgerald, Etta James, Lauryn Hill, Nina Simone, Tame Impala e Lady Gaga – a Amy Winehouse por conta da semelhança física e do alcance vocal. Raye não tem medo de abordar assuntos delicados em suas canções, como abuso sexual, abuso de substâncias, dismorfia corporal, distúrbios alimentares e sexismo.
Com 35 singles lançados ao longo da carreira, dez deles como artista convidada, a britânica também compôs músicas para outros artistas, incluindo Beyoncé, Little Mix, Mabel, Zara Larsson, Ellie Goulding e Hailee Steinfeld. Raye aparece ainda nos créditos da música “Girl From Rio”, do álbum “Versions of Me”, de Anitta, escrita em conjunto pela cantora brasileira, Gale e Stargate.
Patrocinado pelo C6 Bank, o festival tem produção da Dueto e já confirmou também em sua próxima edição a banda Pavement, ícone do indie-rock. Fruto da parceria entre o C6 Bank e a Dueto Produções, o C6 Fest reuniu em sua primeira edição artistas provenientes de dez países e quatro continentes, abrangendo diversos gêneros musicais – do jazz ao rock, do soul à música eletrônica, da MPB à world music. Foram cerca de 30 shows, para um público total de mais de 40 mil pessoas. Nomes consagrados como Kraftwerk, Jon Batiste, War on Drugs e Caetano Veloso integraram a programação ao lado de talentos em ascensão no cenário mundial, entre eles Weyes Blood, Samara Joy e Arlo Parks.
A Dueto Produções foi a empresa responsável por trazer pela primeira vez ao Brasil grandes atrações da música internacional, incluindo Nina Simone, Chet Baker e Stevie Wonder, e pela organização do Free Jazz, além de outros projetos de renome nos últimos 40 anos.